Facilitadores de Pensamento Sistêmico

“Não nos serve apenas novos processos ou novas tecnologias.Precisamos de novas habilidades e capacidades. Novas maneiras de perceber, sentir e comunicar o mundo. Precisamos de um conjunto renovado de valores.”  Aurélio L. Andrade. Pensamento Sistêmico: Caderno de Campo.

Este curso tem por objetivo formar facilitadores  e consultores aptos a trabalhar com o Pensamento Sistêmico junto a empresas, governos, comunidades e redes de maneira a auxiliá-los na abordagem de situações complexas e na reflexão e aprendizagem estratégicas.

Este curso é para pessoas e grupos interessados no Pensamento Sistêmico por meio de aulas teóricas e experimentação em uma situação real. O aprendiz estará apto a aplicar o Pensamento Sistêmico auxiliando organizações, comunidades ou redes, sejam elas terceiras ou sua própria. Estará apto também a descobrir maneiras alternativas de usar o Pensamento Sistêmico para seu desenvolvimento profissional e organizacional, participando de uma rede de aplicadores do Pensamento Sistêmico, bem como empreendendo novos produtos ou negócios relacionados.

Durante o curso os aprendizes, em grupos de três pessoas, aplicam o método em uma situação real. O curso é dividido em 40% de aulas teóricas presenciais e 60% de atividades práticas.

Este é um curso demandante em tempo e esforço para os aprendizes, mas que oferece a certificação referencial de Facilitadores de Pensamento Sistêmico.

Formato:

Aulas teóricas em 11 encontros, mais um encontro final para apresentação de trabalhos. Encontros quinzenais ou mensais, à noite em dias úteis ou finais de semana. Tutorial à distância à base de 1 hora semanal por grupo de trabalho.

Parte prática em grupos de três pessoas, com trabalhos de Pensamento Sistêmico não remunerados em organizações, comunidades ou redes, por meio da aplicação do método sistêmico a um assunto de interesse da própria organização, comunidade ou rede “cliente”.

Carga horária: 120h divididas em:

  • 50h aula presenciais teóricas
  • 70h de atividades práticas, tutoria e auto-instrução

Conteúdo:

  1. As deficiências da nossa maneira de pensar e as consequências na organização e na sociedade
  2. Ideias filosóficas e história do Pensamento Sistêmico
  3. Instrumentos do Pensamento Sistêmico
  4. A linguagem sistêmica
  5. O método sistêmico
  6. As ferramentas sistêmicas
  7. Casos de Pensamento Sistêmico
  8. Dicas para atuação como facilitador
  9. Situações práticas discutidas
  10. Aprendizagem experiencial – aplicação do Pensamento Sistêmico em casos práticos pelos aprendizes
  11. Atividades em grupos de três aprendizes, tanto na organização, comunidade ou rede “cliente”, como nas reuniões do grupo de trabalho.

Facilitador: Aurélio L. Andrade

Público:

  • Pessoas físicas interessadas no seu desenvolvimento profissional, adicionando o Pensamento Sistêmico ao seu cardápio de habilidades e produtos
  • Gestores e gerentes de organizações privadas, públicas ou do 3º setor
  • Profissionais organizacionais e comunitários
  • Estudantes de administração, engenharia de produção, psicologia organizacional, serviço social e afins.
  • Consultores e profissionais facilitadores
  • Empreendedores privados e sociais

Fique atento aos nossos eventos curtindo nossa página no fecebook ou solicite uma turma especial aqui.

Quer participar mais um pouquinho da aula? https://youtu.be/Mz84sdiktmk 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *