Modelagem Computacional Sistêmica

Arie de Geus costumava comentar que “A capacidade de aprender mais rápido que os concorrentes é a única vantagem competitiva sustentável em longo prazo para uma organização”. Acreditamos nisto em parte. Por outro lado, uma mudança sutil, mas fundamental neste ditado torna-se cada vez mais necessária.” A capacidade de aprender mais ampla e profundamente é a única saída para um futuro mais criativo e feliz”.

A Modelagem Computacional Sistêmica pretende auxiliar empresas, governos e ONGs a observarem seus sistemas de um ponto de vista quantitativo usando das vantagens de um modelo de simulação.

Modelos de simulação são instrumentos práticos para simular a passagem do tempo e avaliar as consequências não locais das ações. Por meio deles, os gerentes podem testar estratégias e avaliar suas consequências no tempo e no espaço, tornando a aprendizagem estratégica mais abrangente e leve, ao contrário do que pode ocorrer se testarem suas ações no mundo real.

Tais modelos são os chamados “simuladores de voo gerencial” que, a exemplo dos simuladores de voo para aviação, permitem uma aprendizagem gerencial mais eficaz e menos arriscada. Além disso, comportamentos contra intuitivos do sistema são facilmente reconhecíveis, levando a um conhecimento mais amplo e profundo da complexidade.

A modelagem computacional pode ser usada em consonância com a consultoria em Pensamento Sistêmico ou realizada independentemente, com o objetivo de aprofundar uma questão específica do negócio, serviço ou mercado. Faz uso das técnicas presentes na modelagem quantitativa, como análises estatísticas, pesquisa operacional e dinâmica de sistemas.

Acreditamos na aprendizagem de várias naturezas, qualitativas e quantitativas. Acreditamos na aprendizagem na complexidade. Acreditamos na sinergia entre abordagens hard e soft. Usando o melhor da lógica analítica e da lógica sistêmica, integrando razão e intuição, podemos construir um futuro criativo e feliz.

Formato:

O processo envolve entre 16h e 40h de reuniões de trabalho, com 48h a 120h adicionais de trabalho de bastidores, envolvendo coleta, análise de dados e modelagem computacional.

Produto:

Você terá em suas mãos um (ou mais) modelo computacional que simula seu negócios e as decisões necessárias diante de vários cenários. Você poderá fazer avaliações quantitativas das suas decisões com base em um modelo de dinâmica de sistemas.

Público:

  • Organizações privadas, públicas ou do 3º setor com necessidades estratégicas ou táticas fundamentais, especialmente que necessitem de análises quantitativas sistêmicas
  • Gestores e gerentes de organizações privadas, públicas ou do 3º setor em face de problemas complexos e de necessidades de sustentabilidade

Contate-nos para entender melhor e propor uma solução computacional para sua organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *