Cenários

Segundo Peter Schwartz, “surpresas inevitáveis” estão à nossa espera no futuro. Esta visão traz à superfície ideias pouco comuns a respeito do que está por vir. Imaginamos sempre crescente complexidade e incerteza. Porém, certas “surpresas” podem ser “inevitáveis”. Não podemos evitar… mas podemos reconhecê-las… e aprender com elas!

O trabalho de Cenários propõe uma reflexão fundamental sobre o futuro. Quando você ou sua organização estão diante de necessidades de entrar de uma maneira renovada no planejamento estratégico ou desejando reinventar os próprios negócios, Cenários é um processo adequado.

A metodologia é baseada no desenvolvimento que a mesma teve na Royal Dutch/Shell e no trabalho dos oriundos dela, como Peter Schwartz, Arie de Geus, Van Der Heijden e Adam Kahane. Trata de visualizar vários cenários plausíveis, independente da probabilidade. Visualizar cenários é “ver”, imaginar panoramas de um lugar privilegiado com o intuito de aprender com o futuro e desafiar os modelos mentais do presente. É o conceito desenvolvido na Shell de “Planning as Learning”, ou planejamento como processo de aprendizado.

O passos do processo são:

  1. Identificar as Forças Motrizes
  2. Classificar por Incerteza e Importância
  3. Criar Enredos de Cenários
  4. Identificar Estratégias Robustas para os Cenários
  5. Selecionar Indicadores e Sinalizadores de Cenários

Ao final, um dos principais resultados é a descoberta de estratégias robustas que são capazes de reinventar o negócio para um mundo necessitado de sustentabilidade.

Formato:

O processo envolve entre 8h e 40h em 1 a 5 reuniões de trabalho.

Público:

  • Organizações privadas, públicas ou do 3º setor com necessidades estratégicas ou táticas fundamentais, especialmente com necessidades de reinvenção

Contate-nos solicitando uma proposta.

Veja vídeo “Cenários do Empreendedorismo 2063” que facilitamos em parceria com a FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba e Aceleradora Raiz

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